O poder da comunicação: A Guerra dos Mundos de Orson Welles

Nos anos 30, o rádio possuía a mesma importância que tem hoje a televisão e a internet nos tempos atuais. Já nos anos vinte, este veículo de comunicação mostrava-se muito moderno há época tornando-se outra alternativa de informação e entretenimento ao lado do jornal impresso.
A tecnologia do rádio na época, era fascinante e junto do telefone possibilitou transmissões ao vivo pelas emissoras, revolucionando assim o jornalismo. O fascínio era tanto que o veículo estava por toda a parte, em casa, no trabalho, na rua, no carro, literalmente em todo lugar, podendo ser comparado assim, aos celulares smartphones atuais.
O dia 30 de outubro de 1938, é um dia histórico para a comunicação. Às nove horas da noite, a rádio norte-americana CBS, transmitia para os EUA o programa Radioteatro Mercury, protagonizado por Orson Welles. A espetacular dramatização no formato jornalístico, abrangia todas as características do radiojornalismo da época, aquele em que os espectadores já estavam acostumados. Com atuações perfeitas, no programa tinha, reportagens externas, entrevistas com testemunhas, peritos e autoridades dando suas opiniões sobre o ocorrido, efeitos sonoros, sons ambientes, gritos e emoção, dando assim a real impressão que aquilo de fato era verdade. A peça a ser transmitida naquela noite era “A Invasão dos Marcianos”, uma adaptação da obra “A Guerra dos Mundos”, do escritor inglês H.G.Wells.
Resumindo um pouco o roteiro, ele conta a história de centenas de seres extraterrestres vindos de Marte e descem, com suas naves, numa pequena cidade do estado de New Jersey, chamada Groover’s Mill.
Segundo a CBS, o programa foi ouvido por cerca de seis milhões de pessoas, sendo que, metade delas passou a sintonizá-las quando já havia começado o programa, perdendo assim, a introdução que informava que tudo era rádio teatro semanal. Calcula-se que ao menos 1,2 milhão de ouvintes acreditaram que a representação era real. Este devaneio causou diversos problemas como, sobrecarga nas linhas telefônicas, aglomerações e muitos congestionamentos.
O sucesso de transmissão deu ao Mercury Theater visibilidade e com isso, as sopas Campbell resolveram patrocinar o programa, tratando logo de mudar o nome do programa para The Campbell Playhouse, além de assegurar um contrato da RKO para o jovem promissor Welles, levando-o a dirigir Cidadão Kane, considerados por muitos o filme mais importante do cinema de todos os tempos.
O rádio obtém esse poder, de provocar o ouvinte a criar o próprio imaginário através das descrições do narrador e essa magia se mantém viva até hoje, por isso a mensagem via rádio tem suas peculiaridades e um bom alcance, por essa razão, ao anunciar no rádio, pode ter certeza que sua empresa terá uma boa divulgação. A 2Go! é parceiras das principais emissoras de rádio e telecomunicações do Norte e Nordeste, conte com a gente e veja boas ideias sendo entregue ao seu negócio.

Fonte: Mundo da política

Kevin França

Leave a Comment